esquadraodavidapp@hotmail.com

Nossa História

ESQUADRÃO DA VIDA PRESIDENTE PRUDENTE
1983
Fundação
30
Vagas de Acolhimento

Missão

O Esquadrão da Vida de Presidente Prudente tem por finalidade a prevenção dos vícios e recuperação de dependentes químicos, com o exercício de atividades de reinserção social, visando a melhoria da sua qualidade de vida e a redução dos riscos e dos danos associados ao uso de drogas.

Um pouco sobre nós

O “Esquadrão da Vida” teve início na década de 1970, na cidade de Bauru-SP, adotando esse nome para fazer um contraponto ao “esquadrão da morte” que existia na Grande São Paulo. Após, foi aberto o trabalho de recuperação em Marília (com extensão em Pompéia-SP) e em 06 de abril de 1983, foi criada a filial do Esquadrão da Vida em Presidente Prudente, cuja Entidade se tornou independente em 11 de março de 1998, passando a adotar o nome de “Associação Prudentina para Prevenção dos Vícios e Recuperação de Vidas”, mantendo o nome fantasia “Esquadrão da Vida”.

É uma entidade assistencial de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, tendo por finalidade a prevenção e recuperação da dependência química, com exercício de atividades de reinserção social do usuário ou dependente de drogas, visando melhoria da sua qualidade de vida e a redução dos riscos e dos danos associados ao uso de drogas, sem distinção de raça, cor, sexo, gênero, credo religioso ou político, bem como condições socioeconômicas e que não remunera seus dirigentes, conforme Estatutos Sociais registrados em Cartório.

Preconiza os valores morais, comportamentais e espirituais, dentro de uma filosofia de tratamento que direciona o dependente químico à sua reabilitação social, familiar, profissional e cultural.

Esse ideal de comunidade nasceu do interesse de tratar os indivíduos que desejam sair do vício e, para que esse trabalho aconteça, é necessária a colaboração de um leque de contribuintes, diretoria voluntária, empresários parceiros, rede de saúde e socioassistencial, equipe que atua diretamente com os acolhidos (psicologia, serviço social, nutrição), entre outros.

O objetivo da Entidade é oferecer um serviço de atenção a homens adultos (18 a 59 anos) que façam uso abusivo de substâncias psicoativas (SPA), disponibilizando um ambiente protegido, técnica e eticamente orientado, sendo parte do tratamento também o suporte aos familiares dos acolhidos; desenvolver programas de reinserção social e no núcleo familiar além de qualificar profissionalmente os acolhidos, a partir de parcerias, buscando a reinserção no mercado de trabalho. Atualmente possui uma equipe técnica para atendimento de até 30 acolhidos, observando os princípios da legalidade, moralidade, publicidade, economia e eficiência.

A Entidade se mantém por meio de contribuições voluntárias de particulares e de subvenção do Poder Público Municipal e Estadual, com este, através do Programa Recomeço.

Nosso Time